TRISTE SÁTIRA SOBRE A MULHER CONTEMPORÂNEA

pisces

The Pisces é um romance que te prende pelo texto ágil, coloquial, mas que consegue ter fôlego para tratar de temas muito sérios, misturando lucidez, ironia e desespero.

Lucy é uma acadêmica de 38 anos que está em crise. Sua dissertação sobre a poeta Safo não vai para frente. E ela acabou de terminar um relacionamento de oito anos. A irmã a convida para passar um tempo em sua casa, na Califórnia.

Certa noite, sozinha na praia, Lucy conhece Theo, um nadador deslumbrante de vinte e poucos anos. Para espanto e admiração dela, ele acaba se revelando um sereio. O que faz desse romance uma leitura envolvente é a voz narrativa. Lucy conta sua história em primeira pessoa, revelando com muita honestidade seu caos emocional.

De maneira rasa, Lucy pode ser taxada de desagradável, sarcástica, maldosa. Mas isso seria uma injustiça. Primeiro, porque sua ironia é um dos grandes trunfos do livro. E segundo, há momentos de tristeza e de reflexão que a torna muita tridimensional. Momentos em que perguntas difíceis são feitas e verdades duras são ditas. Acompanhamos por páginas e páginas as digressões de Lucy e dificilmente ficamos entediados.

Fala-se de amor, sexo, carreira, maternidade, expectativa social e outros temas caros às mulheres, sob a perspectiva de alguém que questiona tudo e todos. The Pisces é sobre uma mulher no limite justamente por não saber direito seu lugar no mundo.

The Pisces, de Melissa Broder, 288 págs., Bloomsbury.

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s