MINHA V ODISSEIA DE LITERATURA FANTÁSTICA

blog

foto: Renata Cezimbra

O que dizer da minha experiência nessa V Odisseia? Baita lugar comum, mas vou falar sem medo de ser brega: FOI FANTÁSTICO! Pela primeira vez, testemunhei que, sim, existe uma cena de literatura fantástica no Brasil, criativa e batalhadora. E que, de alguma maneira, eu faço parte disso. Encontrei escritores em vários níveis: desde quem ainda pensa em escrever o primeiro livro ao autor consagrado. Além de conhecer editores, pesquisadores, capistas, diagramadores, ilustradores, artistas gráficos em geral e produtores culturais. Gente que já eram amigos virtuais e novas pessoas. Fiz contatos para futuros projetos meus, para prestação de serviços de uma galera muito talentosa.

Tive a honra (e a cara de pau de leitor fascinado pelo tema) de participar de uma mesa sobre Orixás e o Folclore Nacional, dividindo a fala com gente que preza muito a cultura popular: Nikelen WitterAndriolli Costa e Lauro Kociuba. Foi um grande aprendizado.

A Odisseia também foi uma correria danada. Muita gente pra ver em tão pouco tempo. Reencontrei amigos. Finalmente abracei e bati um papo ao vivo com amigos virtuais de anos. E troquei ideias com autores que eu admiro. Comprei livros, mas não consegui o autógrafo de todos, nem consegui tirar foto com todos. Fiquei feliz pelas boas conversas que tive com Artur VecchiDuda FalcãoAlex MandarinoMarcelo Augusto GalvãoRoberta SpindlerIan Fraser, Samir Machado de Machado, Thomas Olde Heuvelt, Andre Zanki Cordenonsi e Ana Cristina Rodrigues. E triste por ter apenas dito oi ou nem isso a Marco Antonio Santos FreitasJanayna Bianchi PinCristina LasaitisEvelyn PostaliChristopher KastensmidtKátia Regina SouzaKyanja LeeCesar Alcázar e Adri Amaral. Com certeza, a V Odisseia de Literatura Fantástica se tornou pra mim um marco. A minha Batalha de Yavin.

Quero agradecer ao Artur Vecchi pela generosidade e por realmente acreditar nos novos autores e tratá-los com tanto profissionalismo. Seu convite para a Odisseia foi aceito na hora, porque eu sabia que só tinha a ganhar. E minhas expectativas foram superadas. Obrigado também ao César Alcázar por fechar os detalhes da minha participação. E claro, agradeço ao Duda Falcão, Cristiane Marçal e Christian David por também terem proporcionado mais um momento de vitória da lit fan nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s