O BOOM DO CONTO FANTÁSTICO NACIONAL

brasil-2927226

No Brasil, não temos uma tradição de sites de contos de ficção científica, terror e fantasia, como em língua inglesa. Lightspeed, Clarckesworld, Apex e outros publicam atualmente o que há de melhor na produção mundial de ficção fantástica. Até brasileiros podem participar de suas submissões e ser selecionados. Isso já aconteceu com os escritores Fábio Fernandes e Jacques Barcia.

Sites semelhantes nacionais existem. Dois que merecem destaque são A Tarvena e Leitor Cabuloso. Mas o que chama cada vez mais atenção é o ótimo momento das revistas de contos e das coletâneas.

O conto é a porta de entrada do leitor para conhecer novos autores. É o cartão de visita do escritor iniciante. Ou um dos poucos espaços para o autor veterano menos convencional. Faz seu nome circular, abre portas para futuros projetos. Num mercado editorial profissionalíssimo e concorrido como o americano, geralmente, o conto é por onde tudo começa. Pelo menos, para autores de ficção fantástica.

Tento acompanhar as revistas e coletâneas mais interessantes. O fato de existir, há algum tempo, mais material de qualidade do que posso ler é uma mostra da evolução da produção nacional.

Entre coletâneas e revistas de contos gratuitas e à venda, em e-book e livro físico, o nível das histórias vai do regular ao excepcional. Vale muito a pena investir nesses autores novatos ou já com uma boa estrada percorrida. Você encontrará verdadeiros tesouros escondidos, que não devem nada ao que é produzido pelo mainstream e publicado pelas grandes editoras.

Abaixo você poderá conferir onde encontrar alguns dos melhores contos nacionais de ficção científica, terror e fantasia:

Somnium: É a revista de contos de ficção científica mais tradicional da literatura brasileira. É a publicação oficial do Clube de Leitores de Ficção Científica (CLFC), sediado no Rio de Janeiro. Nas décadas de 80 e 90, a Somnium chegou a sair em papel numa edição semi-profissional.  Já há alguns anos, ela sai apenas em formato digital. Além de contos, reúne artigos, resenhas e crônicas sobre temas científicos, acadêmicos e da cultura pop.

31166991_2141606662522274_5508079852294211999_n

Trasgo: Das publicações mais recentes, a revista Trasgo é uma espécie de pioneira. Ela surgiu para injetar ânimo nos novos autores, nesse problemático mercado de literatura fantástica nacional. Com um formato inédito no Brasil, a proposta do criador da Trasgo, o escritor e redator publicitário Rodrigo van Kampen, é dar um tratamento profissional aos contos publicados, com curadoria e pagando aos autores.

blog

A Taverna: Um dos sites mais populares do fandom. Há resenhas de livros, filmes, quadrinhos e séries de TV, dicas de escrita, dicas de como melhorar a leitura em inglês e contos! Até já publicaram a primeira coletânea deles, Manuscritos Herdados.

capa_diagramada1 (1)

Leitor Cabuloso: Outro site bastante conhecido entre os nerds. Praticamente um portal. Aqui há uma variedade maior de conteúdo, com destaque para o Cabulosocast/Perdidos na Estante, um podcast que faz abordagens críticas e aprofundadas de vários temas da cultura pop. E claro, eles publicam contos! Com direito a primeira coletânea, Realidades Cabulosas.

realidades-cabulosas-ano-1-1-768x1090

Mafagafo: A mais nova revista a chegar no cenário fantástico nacional. Criada pela escritora Jana P. Bianchi, a proposta é publicar histórias de maior fôlego em partes, algo como um folhetim 2.0. Cada texto tem curadoria de um editor convidado e ilustrações.

CoverA4-724x1024

Mitografias: Site muito bacana sobre mitologias. Existe muito conteúdo sobre a relação entre as diferentes mitologias e a literatura. Destaque para o folclore brasileiro. Tem podcast, artigos, resenhas, oficinas e muito mais. A seção de contos não aceita submissões, mas anualmente é publicada uma coletânea.

Capa-post-antologia

Universo desconstruído: Organizada pelas escritoras Aline Valek e Lady Sybylla, a proposta dessa coletânea é desafiar o status quo do fantástico nacional. Ficção científica, terror e fantasia não são coisas só de homem branco cis. Aqui a diversidade toma de assalto o fandom, na tentativa de transformá-lo em algo mais plural e conectado com o mundo lá fora.

04_livro

Crônicas da Guerra dos Muitos Mundos: A poeta, escritora e roteirista de quadrinhos Rita Maria Félix da Silva criou um multiverso colaborativo. Ela sempre convida outros autores, roteiristas e ilustradores para brincar com seus personagens. Meu romance juvenil Um Jardim de Maravilhas e Pesadelos faz parte desse multiverso. Em Crônicas…, são reunidos textos de alguns dos melhores nomes da ficção fantástica nacional. O único conto estrangeiro é do roteirista americano John Ostrander! Sim, Rita Maria conseguiu a participação dessa lenda dos quadrinhos.

capa (1)

Editora Draco:  É a editora que mais aposta no autor nacional de FC, terror e fantasia. Suas coletâneas já se tornaram referências de apuro editorial e qualidade literária, revelando muitos nomes para nossos leitores.

magos

Editora Avec: O editor Arthur Vecchi brinca dizendo que publicar romances é um negócio arriscado, publicar livro de contos mais ainda e publicar coletâneas nem se fala… Mesmo assim, ele é um apaixonado pela literatura fantástica nacional. Por isso, vemos, no catálogo de sua editora, contistas de respeito.

comboio-de-espectros-editora-avec-9788567901916-263881

Editora Argonautas: Criada pelos escritores Cesar Alcázar e Duda Falcão, a ideia era abrir a editora para publicar os próprios livros de ambos e outros projetos que os interessassem. O fato é que a Argonautas lançou algumas das melhores coletâneas do fantástico nacional, com um cuidado editorial primoroso.

download

Aquário Editorial: Editora encabeçada pela guerreira das letras fantásticas Ana Cristina Rodrigues.

9788568766026

Llyr Editorial: Selo da editora Vermelho Marinho, dedicado à literatura fantástica nacional.

capa-o-outro-lado-do-crime-pronta-frente

EX! Editora: A partir de uma iniciativa do escritor e editor Alec Silva, foi criado esse coletivo de autores independentes. O objetivo é publicar os próprios livros do grupo e oferecer serviços editoriais.

51SgBR5EVpL

Editora 9Bravos: Criada pelo escritor, editor e arquivologista Ricardo Sodré Andrade. Apesar de a editora estar atualmente voltada para livros técnicos, vale muito a pena conhecer o que já foi publicado em ficção.

CapaTomosFantasticos1

Flash Fiction: No site do escritor e tradutor Santiago Santos, encontramos alguns dos mais apurados e impactantes contos da literatura nacional contemporânea. O cara escreve muito bem e é prolífico. Tem de tudo: comédia, faroeste, fantasia, policial, ficção científica, mainstream, ficção histórica e muito mais. O site tem um visual elegante e é de fácil navegação. Ainda quero ver Santiago ganhar um Prêmio São Paulo da vida!

flash

Fuleiragem Científica: Site de contos novinho em folha, que une ficção científica com a safadeza brasileira, tão peculiar quanto o humor irlandês.

1-dggre4fjybs-tbbexpoafq

Vale também conferir: Retrônicos, Piratas, Contos Sombrios, Reino das Névoas, Fábulas do Tempo e da Eternidade, O Desejo de Ser como um Rio, Páginas do Imaginário, Trópicos Fantásticos, Guerras Cthulhu, Linea Nigra, Sonho Ruim.

 

Anúncios

8 comentários

  1. Otniel Pereira · abril 23

    Uau!!! Muito bom o artigo! Muito obrigado por tantas dicas bacanas!!

    Curtir

  2. Fantasticursos · abril 24

    Parabéns Ricardo. Vou por lá na fanpage do Fantasticursos

    Curtir

  3. Letícia Werner · abril 25

    Ótima seleção! Se importa se eu reblogar? 🙂

    https://momentodeficcao.wordpress.com

    Curtir

  4. Ian M. M. Duarte · abril 25

    Que post incrível, meu caro! Utilidade pública! Muito, muito bom!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s