REPORTAGEM DE PRIMEIRA

corta-capa-v2-72

Reportagem em quadrinhos sobre uma lenda urbana cearense da década de 80. Na época, os moradores do bairro popular Prefeito José Walter, em Fortaleza, ficaram aterrorizados com os ataques do Cortabundas, um maníaco que invadia casas para ferir com objetos cortantes meninas e mulheres.

O jovem roteirista e ilustrador Talles Rodrigues, nascido e criado no bairro, resolveu investigar o caso, já esquecido por muitos. À maneira de Joe Sacco, Talles se coloca como personagem-condutor da história. Ao mesmo tempo em que conta os bastidores de sua empreitada, ele mostra os fatos levantados e faz especulações.

Talles fez pesquisas em arquivos públicos, leu reportagens antigas e entrevistou vítimas, parentes, moradores, policiais, jornalistas e especialistas, tudo para entender o que de fato aconteceu, tentando separar o mito da realidade.

Apesar de ter sido um caso de pouca repercussão fora dos limites do José Walter, era uma história complexa. O leitor perceberá que o pânico geral serviu de combustível para uma série de absurdos, que atrapalhou ainda mais a solucionar o mistério. Sensacionalismo da imprensa, vontade de fazer justiça e preconceito racial da população, vaidade e truculência policiais, negligência dos políticos locais.

A execução da HQ tem mais qualidades do que problemas. O roteiro tem muitos diálogos e reflexões pertinentes (outros nem tanto) e as soluções para os enquadramentos das ilustrações, no geral, são orgânicas e criativas; em algumas páginas, há elementos demais, confundindo o leitor. A ilustração é bem no estilo jornalístico, sem chamar muita atenção para si.

Esta é uma HQ nacional talentosa que merece uma maior repercussão.

Cortabundas – O maníaco do José Walter, de Talles Rodrigues, 156 págs., Draco.

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s