ANTES DE JOGOS VORAZES

15303319690_22352bbf0d

Depois de ler os 15 volumes deste mangá já clássico, posso dizer que o investimento de tempo e de grana valeram a pena. A obra satisfaz mais do que decepciona.

É uma narrativa longa, mas que desperdiça poucas páginas com material ruim. Os elementos que de fato prendem o leitor são o desenvolvimento dos personagens, por meio de vários pontos de vistas e flashbacks, e o suspense, cheio de reviravoltas e ganchos muito eficientes.

039

O casamento entre ilustrações e texto é impressionante, principalmente, nas cenas de ação, numa dinâmica de cinema, quadro a quadro, podendo se estender por páginas e páginas até uma conclusão impactante.

Muitos podem reconhecer uma estrutura narrativa semelhante a de séries de TV americanas, como Lost. Além do tom distópico de batalha até a morte entre adolescentes dos romances e filmes da franquia Jogos Vorazes. Mas Battle Royale veio antes de tudo isso. Foi publicado no Japão, no início dos anos 2000, baseado num romance escrito pelo roteirista do mangá, nos anos 90.

718281512884445703407116024

A decepção fica por conta do machismo que sexualiza e coloca em segundo plano várias personagens femininas, até as mais fortes física e emocionalmente. E há o melodrama típico de muitas produções da cultura pop japonesa, um romantismo bem conservador.

Apesar desses problemas, Battle Royale é uma das mais incríveis narrativas de suspense e ação que já li.

Battle Royale, de  Koushun Takami e Masayuki Taguchi, 15 volumes, Conrad e TokyoPop.

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s