A TERRÍVEL VERDADE

Pines_thumb[4]

Este é um suspense muito tenso. É um daqueles livros que você não consegue parar de ler. O autor é muito competente na maneira como elabora sua narrativa.

O protagonista é bem desenvolvido, com uma profundidade psicológica satisfatória. Mesmo sendo alguém imperfeito, queremos acompanhá-lo nessa trama estranha e ambígua. O agente Ethan Burke sofre horrores, mas mostra muita determinação para descobrir o que está acontecendo. Os outros personagens são decentes, cada um cumpre sua função na trama.

O ritmo do texto é geralmente ágil, mas os detalhes que dão verossimilhança a este mundo estão lá. A cada página, os mistérios e as bizarrices se acumulam. Você tenta adivinhar do que se trata, mas nunca tem certeza. Quando chegamos ao último capítulo, tudo é revelado. E faz sentido dentro da lógica interna do romance. Eu adivinhei o grande segredo da trama algumas páginas antes. Porém tive que ler quase o livro inteiro para tirar minhas próprias conclusões.

O romance é uma mistura de referências  a séries de TV, como Lost, Arquivo X e, principalmente, Twin Peaks, com alguma originalidade do autor. Se você não levar o desfecho muito a sério, se considerar a coisa toda mais como uma metáfora da condição humana, do que ciência propriamente dita, Pines é uma leitura divertida, uma aula de como escrever um suspense.

E fujam da série da Fox, Wayward Pines. É uma produção bem fraquinha, chocantemente amadora para os padrões americanos. Trata o material de origem de maneira muito rasa, sem a sutileza e o ritmo acertado do livro.

Pines faz parte de uma trilogia, seguido de Wayward e The Last Town. Vamos ver se teremos, nos próximos volumes, algumas explicações importantes que ficaram faltando a respeito da infraestrutura da cidade, de como ela funciona pela perspectiva dos moradores.

Pines, de Blake Crouch, 340 págs., Planeta.

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s