O TERROR NA INTIMIDADE

9788501058806

Livro de contos para quem busca uma abordagem menos convencional do terror. É notório que a autora é fã do gênero. Inclusive, já traduziu e organizou antologias de Ambrose Bierce e Algernon Blackwood.

Os leitores acostumados a muito sangue, violência explícita e explicações no desfecho podem ficar decepcionados. O terror aqui pode ou não ser fruto do sobrenatural. A loucura, o delírio, o sonho, o pesadelo, a doença, o medo são mostrados, muitas vezes, de maneira oblíqua, por meio de impressões e incertezas.

No geral, o efeito das histórias é irregular. Algumas são conduzidas numa tensão de tirar o fôlego, terminando de forma sublime. Outras histórias são mais como exercícios de estilo e voz, que perdem muito da força pela narrativa ser arrastada ou frágil demais.

A poesia da prosa é, em geral, marcante, mas, em alguns momentos, a linha fica tênue entre o lírico e o rebuscado. Recomendo a leitura por ser um livro nacional muito bem escrito e corajoso por tentar quebrar a barreira entre a chamada alta literatura e o terror.

Pente de Vênus e novas histórias do amor assombrado, de Heloisa Seixas, 364 págs., Record.

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s