HELL NO, TILDA!

tilda

Tilda Swinton é uma grande atriz. E ela é muito requisitada por um tipo de performance camaleoa, em papéis que exigem curiosas transformações físicas. Mas quanto ao Ancião, mestre do herói no filme do Doutor Estranho, a defesa de sua escalação não tem muito fundamento. Ela podia estar no filme, interpretando outro personagem bad ass, como só ela sabe fazer. Mas o Ancião devia ser interpretado por uma atriz asiática, como a malaia Michelle Yeoh, acompanhando a brilhante ideia dos produtores de contratar uma mulher.

2ACA809400000578-0-image-a-20_1437688794218

Mesmo que exista uma reviravolta na trama que explique por que uma mulher branca se tornou o Ancião, essa justificativa seria muito conveniente.

michelle-yeoh-crouching-tiger

Michelle Yeoh

A Marvel está melhorando a representação de personagens negros em seu MCU (muuuito mais homens do que mulheres). Mas, em relação a personagens asiáticos, para cada acerto (Agents of SHIELD), comentem-se muitos vacilos e ainda contando (Thor, 1ª e 2ª temporadas do Demolidor e a série do Punho de Ferro vem aí, já cheia de controvérsia).

MediaC

A Marvel alega que mudanças são necessárias para fugir de estereótipos dos quadrinhos do passado. Concordo. Filmes são ótimas oportunidades de criticar, de corrigir abordagens racistas anteriores (que reverberam nos dias atuais) por serem veículos de grande audiência. Construir representações mais tridimensionais de heróis e vilões não-brancos, filme após filme, é uma necessária tentativa de mostrar que o mundo é um lugar mais plural, rico e complexo.

doctor-strange-cumberbatch

É curioso a Marvel falar em mudanças, justamente em um filme sobre um cirurgião americano branco em crise que vai para a “mística” ásia encontrar uma cura e descobre poderes ocultos milenares. Este é um dos tropos mais racistas do passado que a Marvel manteve sem alterar nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s