GOD´S WAR, DE KAMERON HURLEY

Final_Godswar_Cover

Gods´War é o romance de estreia da americana Kameron Hurley e o primeiro volume da trilogia Bel Dame Apocrypha. Hurley é um dos nomes mais interessantes da fantasia e da ficção científica nos últimos anos. Ela se encaixa bem no espírito da nova literatura de ambos os gêneros, mais consciente do papel da mulher e da diversidade em geral. Mas Hurley dá um passo adiante. Suas histórias estão de cheias de mulheres nada convencionais. Definitivamente, não há Mary Sues aqui. Suas mulheres são fortes, mas podem ter um caráter falho, são emocionalmente incompletas, estão longe de saber tudo.

Nyx, a protagonista, é uma caçadora de recompensas bissexual, beberrona e violenta, que faz qualquer negócio pelo bem da equipe de mercenários que comanda. Mas ela nem sempre faz as escolhas certas.

Duas coisas chamam atenção no romance. Primeiro, a atitude feminista firme e fora da cartilha, como se dissesse “oh babacas! Mulheres têm o direito de serem brutais também!” Segundo, o incrível worldbuilding. Num mundo inspirado na cultura árabe, misturam-se magia e ciência. Acompanhamos feiticeiros que controlam insetos bizarros, cujas propriedades servem de combustível, armamentos, remédios e transportes, além de engenharia genética, modificações corporais, aliens, guerra santa, metaformos e mulheres boxeadoras.

O texto geralmente tem um ritmo fluente e levanta boas ideias sobre temas como guerra, religião, política e violência.

O livro não é perfeito. Existem momentos bastante arrastados. Principalmente, pela fraca construção de muitos personagens secundários, promissores nos primeiros capítulos, mas que, ao longo da trama, nunca são desenvolvidos a contento. O leitor acaba desistindo deles. Outro problema são certas escolhas narrativas da autora. Algumas viradas importantes são muito batidas, semelhantes a soluções de roteiro de filme B de ação.

Apesar dos defeitos, recomendo muitíssimo a leitura. É uma voz na fantasia e na ficção científica diferente, necessária, inspiradora. É uma voz cheia de atitude, que faz o leitor pensar melhor nas convenções dos papeis de homens e mulheres na sociedade. Recomendo também que leiam o blog de Hurley. Ela tem opiniões bem interessantes e francas sobre carreira literária e o mercado editorial.

God´s War (Bel Dame Apocrypha Volume 1), de Kameron Hurley, 288 págs. Night Shade Books

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM , MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s