OS OITO ODIADOS. E SOBROU ALGUM?

os-oito-odiados-capa-1

Mais uma vez Tarantino faz um misto de homenagem e subversão do western. Um diretor que consegue fazer um filme de quase três horas praticamente utilizando um só cenário (uma cabana) e criar interesse no espectador merece aplausos. Ele faz isso com uma segurança absurda.

O filme é uma espécie de mistério à maneira de Agatha Christie, mas com muita violência, sangue e palavrões.

Tarantino é famoso por conseguir grandes performances, até de atores batidos, como Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh. Os dois estão ótimos. Assim como Samuel L. Jackson e outros atores menos conhecidos.

As conversas fiadas,  principalmente à mesa, sempre foram um show à parte nos filmes de Tarantino. Em Os Oito Odiados, tais conversas se tornam a atração principal. Às vezes, torna-se cansativo, mas funciona muito bem na maioria das cenas. Este é o filme mais lento que Tarantino já fez. Como um personagem diz, é preciso paciência.

Agora os problemas do filme são tão grandes quanto suas qualidades. Por se tratar de uma trama de mistério, que precisa de uma solução mais redonda, os furos de roteiro ficam maiores. Certos detalhes não se encaixam, tornam algumas coincidências e reviravoltas inconsistentes.

Além da complicada personagem de Jennifer Jason Leigh. Mesmo com sua atuação indicada ao Oscar, a personagem leva porrada o tempo inteiro, apenas de homens. E é o único papel feminino relevante.

A discussão do racismo também não é bem desenvolvida. Fala-se abertamente sobre racismo nos diálogos. Mas o tema é tratado apenas como desculpa para gerar violência.

O filme sofre das mesmas mazelas da série Game of Thrones. Não é porque determinado contexto de ficção é brutal que tudo deva ser tratado de maneira igualmente brutal.

Os Oito Odiados é um filme que não olha para o futuro. É uma peça de nostalgia muito bem encenada.

Os Oito Odiados (The Hateful Eight, 2015, EUA), dir. Quentin Tarantino, 167 min., FilmColony

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s