FINN AINDA FICOU DEVENDO

finn

O personagem Finn é uma evolução dentro da obra mais amada da cultura pop. E a cultura pop é importantíssima. É o espaço social mais dinâmico, envolvendo gosto, comportamento e representação.

Ter uma renovação de atitudes na franquia Star Wars significa uma tentativa de quebrar preconceitos por dentro do sistema. Naquilo que, simbolicamente, é importante para muitas pessoas. E para a indústria, onde o dinheiro está de verdade.

Finn é um dos protagonistas. Ele não é Lando Calrissian (meu personagem preferido da saga, mas um coadjuvante de luxo) nem Mace Windu (subaproveitado). Agora, realmente, Finn se encontra na linha tênue entre a caricatura e o avanço.

black

Lupita Nyong´o                                           Mace Windu                                           Lando Calrissian

Sempre se criticou muito quando atores negros participavam dos filmes apenas como alívios cômicos. Enquanto eu assistia ao Despertar da Força, isso passou pela minha cabeça. Então quer dizer que Finn não pode ser engraçado só porque ele é negro? Ele pode. Mas lá estão alguns velhos clichês na composição do personagem. Ele poderia ser engraçado de outro jeito, de uma maneira mais afirmativa e independente.

Outro problema é que só existe ele como um personagem negro de destaque. Avanço mesmo seria se houvesse outros, com outros tipos de atitude. Lupita Nyong’o, que faz a alien Maz Kanata, poderia ser uma jedi ou uma sith incrível, representando uma mulher negra.

Maz-Kanata-1

Maz Kanata

Para saber mais:

Star Wars despertou a força, mas ainda precisa despertar para uma imagem mais justa e equilibrada do negro

Star Wars VII: Precisamos falar como todas as mulheres são brancas, todos os negros são homens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s