TODOS MERECEM LER

flica_2011_-_mesa_dom_10h_-_vinicius_xavier_0

Eu estava no carro quando ouvi no rádio uma entrevista com Aurélio Schommer, curador da Flica (Festa Literária de Cachoeira). Ele comemorava os cinco anos de sucesso do evento, que se passa na deliciosa região do recôncavo baiano, onde é possível apreciar belas paisagens e comer pratos maravilhosos.

Torço muito pela Flica, porque o calendário cultural baiano precisa de eventos além do Carnaval e do Festival de Verão, como temos a Mostra de Cinema em Vitória da Conquista, o Festival de Jazz na Chapada Diamantina e por aí vai. Mas algo na fala dele me incomodou. Em resumo, ele disse que a Bahia precisa de festas literárias e não de feiras de livros. Para ele, festas como a Flica celebram a literatura, e feiras vendem livros. Mas qual é o problema em vender livros? Como podemos fortalecer nosso mercado editorial e tornar a relação editoras-autores menos frágil se livros não forem vendidos? 

bienal-livro-20140814-26-size-598

Em 2015, a Feira de Livros da Bahia, ou Bienal do Livro Bahia, foi pro saco com a reforma do Centro de Convenções de Salvador. A Feira sempre acontecia em anos ímpares. A próxima será em 2016. Com problemas e méritos, uma feira de livros atrai público, faz do livro um acontecimento, coloca-o no centro das atenções. Qualquer ajuda é muito bem-vinda.

A mancada do comentário do curador da Flica está em não reconhecer a função gregária do livro. Apesar de ser, geralmente, um prazer solitário, a leitura gera muito barulho, no sentido de que as pessoas querem trocar ideias sobre os livros, séries, personagens, autores, temas e áreas de conhecimento de que mais gostam. Devemos ter um discurso inclusivo na hora de falar de leitura, de livros. Tanto a Flica como Bienal do Livro Bahia são eventos fundamentais no calendário cultural do Estado, que devem se fortalecer a cada nova edição. Vamos pensar em todos os públicos leitores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s