FC MILITAR DE PRIMEIRA

51lXIi0yneL._AA324_PIkin4,BottomRight,-53,22_AA346_SH20_OU32_

O mestre Gerson Lodi-Ribeiro prova mais uma vez porque pode ser considerado nosso grande autor de FC. Esta noveleta é uma delícia de leitura, que não fica nada a dever ao que de melhor é produzido por autores estrangeiros. É uma FC militar no estilo space fleet, um subgênero muito popular, com nomes internacionais consagrados.

Há vários elementos interessantes em No Amor… Com certeza, influenciado por suas leitura no subgênero, principalmente de autores mais contemporâneos, Lodi-Ribeiro desenvolve sua história num ambiente militar, mas sem triunfalismos, sem sentimentos cegos de honra, pátria e dever. O almirante Derek Medeiros “Maluco” Morgan é alguém que sente o peso de suas responsabilidades e questiona os efeitos de seus propósitos. Não é exatamente prazer o que ele sente sendo militar. A questão é que ele não sabe ser outra coisa.

Ao mesmo tempo, Lodi-Ribeiro cria seu próprio universo, dando seu toque de originalidade, com referências muito bem colocadas à língua portuguesa e culturas a ela relacionadas. Outro ponto interessantíssimo é a importância das mulheres na trama. Elas nunca servem de escada para os homens. A igualdade de condições aqui funciona muito bem. O texto é elegante, ágil, sagaz, engraçado, conduzido num impressionante ritmo de ação e suspense, tudo embalado num universo muito rico.

17zeyr96c2u2mjpg

Outro elemento bem sacado foi dar atenção, em paralelo, a perspectiva pessoal e a das batalhas. A vida particular e profissional do almirante se misturam em pleno combate. Isso dá uma maior relevância às ações dos personagens. E também dá mais motivos para o leitor se importar com tais personagens.

A única ressalva é o seu final, concluído sem tanto empenho, depois de páginas e páginas de muita tensão e suspense. Tudo se resolve muito rápido.

Esse universo é material para algo de maior fôlego, até mesmo uma série.

No Amor e na Guerra, de Gerson Lodi-Ribeiro, 49 págs., Draco.

AVALIAÇÃO: FRACO, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s