TÊNIS, QUADRA PARA A REVOLUÇÃO

91IkWp7t3NL._SL1500_

É muito interessante quando o esporte, no caso aqui o tênis, aparentemente um campo de atuação apolítico (na verdade, isso é uma falácia), torna-se palco de uma luta que transcende o próprio esporte. The Battle of the Sexes é um documentário sobre uma lendária partida de tênis entre um tenista veterano, o fanfarrão Bobby Riggs, e uma jovem tenista, a focada Billie Jean King, nos 1970.

Na época, o tênis feminino não era tão profissional como hoje. As tenistas tentavam ganhar o mesmo que os homens em premiações com o argumento de que elas também conseguiam atrair publico e dinheiro para o esporte. Não era uma questão de quantidade de sets, nem de maior ou menor esforço físico. A equivalência das premiações seria um reconhecimento concreto da importância cultural e econômica do tênis feminino.

Paralelo à história da partida entre King e Riggs, acompanha-se a luta das “original nine”, as nove tenistas que fizeram uma revolução ao criar a WTA, a hoje poderosa Associação de Tênis Feminino, cuja atual número 1 é Serena Williams. A cabeça desse movimento foi justamente Billie Jean King.

204049_5_

Riggs queria provar que as tenistas não mereciam ser tratadas como iguais. Ele desafiou King, afirmando que a massacraria em quadra. King aceitou a partida, como uma forma de afirmação da luta travada por ela e suas companheiras.

O documentário não é só para fãs de tênis (eu mesmo assisto partidas esporadicamente), mas para qualquer um interessado na história do movimento dos direitos civis. 

The Battle of the Sexes (2013), de James Erskine e Zara Heyes, 83 min. 

AVALIAÇÃO: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s