MELHORES CONTOS BRASIL EM PROSA

Sem título

Depois de ler mais de 30 contos participantes do concurso Brasil em Prosa, selecionei estes oito como os melhores até o momento.

Hímen, de Gabriel Réquiem: conto instigante sobre uma sociedade onde a intolerância religiosa foi institucionalizada, virou lei. E a mais improvável das mães vai gerar uma esperança. Para quem conhece o autor do conto O senhor do vento, sabe que vai encontrar um texto de qualidade, mesmo que sua brevidade tenha comprometido um pouco o desenvolvimento. A capa causa impacto. Mas a edição ficou devendo informações básicas.

Até os lobos uivam quando estão sozinhos, de Tiago Germano: conto bem escrito e cativante. O autor soube retratar a relação de afeto entre dono e cão. Um história realista contada de maneira simples, dando espaço para o leitor se dedicar aos personagens. A capa poderia ser um pouco mais inspirada. Mas a edição está bem feita, quase completa.

Invisível, de André Iki Siqueira: conto bacana sobre um personagem que é considerado louco, mas que se mostra mais lúcido do que a maioria. O texto é gostoso de acompanhar, fazendo com que o leitor tenha simpatia pelo protagonista, em sua labuta como o escritor de todas as verdades do universo. A capa é a mais bonita entre os oito contos. Mas vacila na edição, sem informação nenhuma.

O estranho, de Karen Alvares: a autora já tem dois romances e vários contos publicados. O estranho é um conto cheio de mistério e tensão. É um texto no qual o silêncio e as entrelinhas são tão importantes quanto o que está escrito. A bela capa mostra bem as incertezas do protagonista com o mundo e principalmente com ele mesmo. A edição é impecável.

Entre duas gotas de chuva, de Viviane Maurey: conto que envolve a relação entre mãe e filha com o uso da imaginação. Funciona. A autora soube conduzir bem as motivações da brincadeira entre as duas e os dramas que determinam que toda brincadeira tem limite. A capa é bacana, a edição idem, mas senti falta de um breve perfil da autora.

Amores Perfeitos, de T. Pelosi: o autor nos engana direitinho. Ao conhecermos o drama da protagonista, pensamos que se trata de uma coisa, mas na verdade é outra. Então ficamos encantados com a relação de Anabela com os outros personagens, tão importantes para ela. A capa é boa, eficiente. A edição é básica, sem todas as informações.

O ouro da montanha, de Camila M. Guerra: um conto curioso por, literalmente, dar vida a elementos da natureza. A autora conseguiu transformar tais elementos em personagens convincentes. Também vale destacar a bela capa. Pena que faltou um maior cuidado com a edição, sem informações básicas.

Não pode chover o tempo todo, de Alec Silva: o narrador desse delicado conto é um jovem maduro demais para sua idade, já tão consciente das agruras da vida. Mas ele encontra alento no amor por uma garota. E faz desse amor a coisa mais importante. Este conto pode ser classificado como new adult, gênero tão em voga atualmente. É um texto honesto. O autor já tem vários contos, novelas e romances publicados. A capa é simples, mas consegue ser marcante pelo contraste de cores. A edição está bem cuidada.

3 comentários

  1. Camila M. Guerra · julho 20, 2015

    Que legal, Ricardo!
    Fiquei super feliz em ver meu conto na sua lista. Que bom que gostou das minhas prosopopeias.
    Vou colocar mais informações lá conforme você sugeriu. Obrigada! 😉
    []’s

    Curtido por 1 pessoa

  2. vivimaurey · agosto 12, 2015

    Oi, Ricardo! Mas na descrição do produto tem um breve perfil. =)
    http://www.amazon.com.br/gp/product/B0111CTI6W

    Abs e obrigada pela indicação!

    Vivi

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário